Governo do Estado vai Pagar Conta de Energia Para Milhões de baianos nos próximos 3 meses

Um projeto de lei, que tem a intenção de pagar a conta de energia para milhares de baianos, foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBa) nesta quinta-feira, dia 2 de abril.

O Governo da Bahia anunciou que vai assumir o pagamento da conta de luz de mais de 670 mil famílias. Porém, essas pessoas deverão consumir até 80 KW por mês e ter Cadastro Social.

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é um programa que faz com que o governo verifique melhor a realidade das famílias de baixa renda.

No Cadastro Único são registradas informações como:

  • Identificação das pessoas;
  • Situação da renda ou do trabalho;
  • Características de sua moradia;
  • Escolaridade.
Para saber mais do porquê dessa decisão do Governo da Bahia, continue lendo este artigo…

Para saber mais mais sobre o Cadastro Único e como fazê-lo, acesse:

Por Qual Motivo o Governo Tomou Essa Decisão?

A intenção nessa iniciativa é ajudar pessoas de baixa renda no período da quarentena, devido a pandemia do coronavírus (COVID-19), o qual impedirá que muitos trabalhadores brasileiros tenham renda e afetará a economia como um todo.

O Governador da Bahia, Rui Costa, diz que espera que este plano seja aceito o mais depressa possível.Pois, refere-se de uma grande iniciativa de auxiliar os cidadãos que mais precisam e que estão em extrema pobreza.

Governador da Bahia
Rui Costa, Governador do Estado da Bahia

As pessoas que costumam a consumir sua energia elétrica em até 80 KW por mês, terão 3 meses da conta de energia recompensada pela gestão baiana. O projeto prevê que são mais de 600 mil famílias beneficiadas e com parte de sua renda economizada, graças a essa iniciativa.

Em seu Twitter, o Governador da Bahia afirma que a iniciativa é para ajudar pessoas de baixíssima renda durante a guerra contra o COVID-19 (mais conhecido como “coronavírus”) que não vão conseguir obter a renda que precisam, por necessitar ficar em quarentena (ficar em casa por um período).

  • Caso você precise tirar a 2 via da conta Coelba, clicando aqui e você terá acesso.

O que é o COVID-19 (Coronavírus)?

CoronavírusO coronavírus do tipo “COVID-19” é um novo tipo de vírus que é considerada uma doença infecciosa. Esta doença causa ou piora problemas respiratórios e tem sintomas muito idênticos a de uma gripe como tosses, febres e, em casos mais agudos, a dificuldade de respiração.

A principal forma de contrair o novo coronavírus é pelo contato com uma ou várias pessoas que já estejam infectadas com o novo vírus.

A transmissão se propaga por meio de espirros e tosses ou quando uma pessoa toca em algum objeto ou superfícies já contaminado e, com a mesma mão, toca na boca, nariz e olhos (mucosa).

Por isso, para evitar que a doença se espalhe rapidamente e faça novas vítimas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou que todos que não estiverem doentes ou, pelo menos, não apresentarem os sintomas mais evidentes da doença, fique em casa.

Outra prevenção superimportante é a prática de lavar as mãos com bastante frequência e evitar ao máximo de tocar o rosto. Também deve se evitar o contato com outras pessoas que não estejam bem de saúde (um metro de distância) com sintomas gripais.

O Governo a Favor Dos Baianos

Vale ressaltar que, este excelente benefício, só será concedido a aqueles que possuírem registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que costumam a gastar até 80 KW por mês em sua conta de luz.

O Governo do Estado vai adotar este projeto de norma que será encaminhado para a Assembleia Legislativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo