Como Sacar o Beneficio PIS – Pagamento – 2020

O PIS (Programa de Integração Social), se tornou um instrumento muito importante na vida do cidadão brasileiro, pois graças a essa contribuição, os profissionais da área privada, tem direito ao seguro-desemprego e abono salarial. O PIS também visa melhorar a distribuição referente a renda nacional, e foi criado pela Lei Complementar Federal nº 7, de 7 de Setembro de 1970.

Quem administra o PIS é a Caixa Econômica Federal, realizando o pagamento do abono salarial através de uma tabela com datas pré-determinadas e de acordo com o mês de nascimento das pessoas, podendo assim organizar melhor o pagamento do beneficio.

Nesse artigo vou mostrar para você como sacar o PIS e as facilidades que a internet trouxe para que você através de uma consulta online não precise mais ficar em filas para saber se tem direito ao abono, além disso vou mostrar como consultar o calendário de pagamentos, acompanhe:

Detalhes sobre o PIS

A Internet tem facilitado muito a vida das pessoas, e a Caixa Econômica Federal não ficou atrás, além de liberar a consulta do PIS através do site online, hoje a Caixa também possui um aplicativo onde você pode consultar o benefício pela tela de seu celular. O app Caixa Trabalhador, está disponível para sistemas Android e IOS, sendo muito fácil baixar e consultar o benefício.

O app Caixa Trabalhador permite que você consulte seu abono salarial e traz diversas informações sobre o seguro-desemprego e o PIS, um outro benefício no app é que existe uma calculadora que mostra o valor do seu abono salarial, uma curiosidade é que o app tem um item sobre educação financeira, ou seja, uma ajudinha extra para que você possa gastar ou guardar seu dinheiro com segurança.

No app você também poderá consultar a tabela do calendário de pagamento, então além de saber o valor que você receberá, ainda poderá consultar a data de pagamento do seu beneficio do PIS, e isso tudo através do aplicativo Caixa Trabalhador que facilitou a vida das pessoas, que antes precisavam ficar horas em filas, e voltar diversas vezes ao banco para realizar essas transações que o app faz para você.

Pagamento do PIS

O PIS é uma responsabilidade da Caixa, e não são somente números que pedem quando precisamos realizar algum cadastro, o PIS conforme o significado de sua sigla é um Programa de Integração Social, e seu maior benefício é garantir ao trabalhador, em caso de demissão sem justa causa, que receba determinado valor por um período, assim ele poderá procurar um novo emprego, além de poder sacar um abono salarial de acordo com a tabela vigente.

Após verificar a data de pagamento do seu abono salarial, que varia de acordo com o mês de seu aniversário, você pode se dirigir a uma agência da Caixa com um documento de identificação, agora se você tiver o cartão cidadão vai ser muito mais fácil sacar seu benefício, e se você possuir conta na Caixa Econômica Federal, seu benefício será depositado diretamente em sua conta.

Você conhece o cartão cidadão? O cartão é outro benefício da Caixa para você, com ele você poderá sacar seu beneficio do PIS, Abono Salarial e seguro-desemprego, nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas. Caso você ainda não possua o Cartão Cidadão, você pode se dirigir atá uma agência da Caixa e fazer sua solicitação, para sacar o benefício você precisará cadastrar uma senha.

Como saber meu PIS

Para facilitar, vou mostrar um passo a passo de como realizar a consulta do seu PIS através do site “Meu INSS”, você vai ver como a internet facilitou a nossa vida, e ainda bem que a Caixa Econômica Federal aderiu ao sistema e criou a consulta para o cidadão, veja:

  1. Primeiro entre no site “Meu INSS”
  2. Ao lado direito da tela de seu computador você precisa clicar em “login”
  3. Caso você já possua cadastro, coloque seu CPF e senha na tela que abrirá para você
  4. Agora você pode consultar se tem direito e qual o valor de seu PIS.
  5. Você não possui cadastro no site “Meu INSS”, saiba como se cadastrar:
  6. Faça os procedimentos acima, e clique em novo cadastro
  7. Coloque seu CPF e e-mail e clique em cadastrar senha
  8. Agora no e-mail cadastrado entre no link que o INSS enviou, abrirá uma nova tela
  9. Nessa tela que abrirá, você vai precisar confirmar alguns dados pessoais e outras questões relacionadas a empregos anteriores
  10. Após seguir esse procedimento você poderá realizar a consulta do seu benefício do PIS

Uma dica é que caso você não tenha cadastro no “Meu INSS”, quando for preencher os dados solicitados e´que tenha a carteira de trabalho em mãos, pois as perguntas feitas, geralmente são datas de empresas que você trabalhou a um bom tempo, veja agora se você tem direito a receber o benefício.

Saiba se você tem direito ao benefício do PIS

Agora que você já sabe consultar através do site “Meu INSS” e do aplicativo da Caixa Trabalhador o valor do seu benefício e as vantagens do PIS para o trabalhador, saiba que existem algumas regras para começar a receber o PIS, veja:

  • Possuir carteira assinada há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter recebido em média até dois salários-mínimos ao ano;
  • Trabalhar ao menos 30 dias consecutivos sendo remunerado no ano-base do PIS.
Se você tiver direito ao recebimento do benefício, saiba que existe também uma variação de valores para pagamento, por exemplo, em relação ao abono salarial que é de um salário-mínimo, o valor a ser pago é relacionado ao tempo que você trabalhou no ano-base, então se você trabalhou cinco meses no ano anterior, receberá 5/12, ou seja, cinco terços do ano, agora caso você tenha trabalhado os 12 meses, receberá o valor integral.

Agora que você já conhece os benefícios do PIS e como se cadastrar no site ou aplicativo, além das facilidades que a internet trouxe para você, não perca mais tempo em filas, cadastre-se e faça essa e outras consultas de benefícios que você tem direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo