2ª VIA SANEAR

A Saenar (Serviço de saneamento ambiental de Rondonópolis) é uma autarquia municipal responsável pela administração do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água.

Além disso, ela também faz a função de coleta e tratamento de esgoto sanitário, coleta e destinação final de resíduos sólidos na cidade de Rondonópolis (MT).

A Sanear uma entidade de direito público fundada em março de 2000, de natureza autárquica e com personalidade jurídica própria.

Em 2018, a Sanear alcançou o número de 15 mil pessoas atendidas na cidade, e esse aumento é provindo da iniciativa de atender 100% da população com coleta e tratamento de esgoto.

Se você deseja saber mais sobre como pedir a 2 via Sanear, então não deixe de acompanhar esse texto completo até o final!

Saiba como emitir a 2 via Sanear

Perder ou mesmo ter a conta extraviada não é agradável para ninguém, não é? Entretanto, isso é algo mais do que comum de ocorrer em todo o país.

Apesar disso, solicitar a emissão da 2 via de conta da Sanear é bastante simples, o que facilita a vida dos clientes da entidade.

A autarquia municipal oferece alguns canais para facilitar a comunicação com os seus clientes e, dessa forma, gerar facilidade na hora de realizar o pedido da 2ª via de conta.

O contato pode ser feito pelo meio virtual através da agência digital da Sanear, http://servicosonline.sanearmt.sansys.info/, como também pode ser realizado pelo aplicativo Whatsapp Messenger, disponível para Android e IOS, ou mesmo por telefone.

1ª Passo
Se o cliente achar mais cômodo fazer a solicitação da segunda via da fatura Sanear através do site da empresa, basta acessar o link exposto acima.


2º Passo

Clicando no link, ele será direcionado para a agência virtual, que oferece autoatendimento e várias opções de solicitações online. Em seguida, é preciso clicar na opção “2ª via da fatura”, realizar o login e preencher os campos que pedem o número de identificação do consumidor.


3º Passo

É possível achar esse número de identificação do consumidor na própria conta Sanear, com o nome “Matrícula”.
O próximo passo é escolher entre as opções de pessoa física ou jurídica, e pronto você estará dentro do sistema para pedir a 2 via Sanear.


Vale lembrar que se for o primeiro acesso do cliente, ele precisará fazer um rápido cadastro, fornecendo dados como o CPF, o nome completo, o endereço, o e-mail e responder se deseja ou não receber notícias do Sanear.

Na página inicial, após o login, é possível encontrar opções como os dados cadastrais da unidade consumidora e um histórico das contas de água.

Na parte de “Serviços On-line”, o cliente poderá clicar em “2ª via da conta”, onde será redirecionado para uma nova página que vai oferecer a opção de imprimir a nova fatura ou pagar a conta diretamente com o código de barras.

Se optar por atendimento telefônico, a Sanear possui uma SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, que atende pelo número 0800 647 2442.

O horário de atendimento do SAC Sanear é de 7h às 19h, de segunda a sábado; e aos domingos, das 7h às 17h.

Acesso a 2ª via sanear pelo Celular

A Sanear, ao contrário de muitas autarquias municipais, não disponibiliza um aplicativo próprio para oferecer serviços de forma prática para o cliente.

Entretanto, possuiu uma agência virtual que otimiza bastante os serviços oferecidos e facilita muito a vida dos seus consumidores. Não só isso, também existe um atendimento via Whatsapp Messenger.

O atendimento é pelo número (66) 9984-9090 e oferece serviços como informar sobre ocorrência de vazamentos, ligações clandestinas, entupimento de rede de esgoto, entre outros serviços da Sanear.

A intenção do aplicativo é ofertar ao cliente uma forma mais ágil de atendimento em uma plataforma com a qual eles já estão familiarizados.

A grande vantagem do Whatsapp é a facilidade para o consumidor enviar fotos e vídeos para que a equipe de atendimento possa analisar melhor a ocorrência descrita.

Há também a possibilidade de acessar a agência virtual da Sanear pelo celular, basta o cliente acessar o site e ele terá acesso a serviços como:

  • Consultar faturas em aberto e faturas já fechadas;
  • Simular valor da conta e simular parcelamento de dívida;
  • Histórico de consumo;
  • Tipo de entrega de fatura (Virtual ou físico).
Também é possível o cliente ter acesso a ferramenta de solicitações online, como solicitar visita técnica e informar problemas como buracos, vazamentos, falta de água e solicitar troca de registro.

Como Emitir a Fatura sanear

O natural é que a fatura seja entregue na residência do cliente, porém, devido a dificuldades como perda ou extravio de contas, muita gente acaba optando por receber a fatura por meios digitais.

Atualmente, inclusive, essa é uma forma bem mais segura de receber as faturas, garantindo que elas realmente irão chegar até o cliente.

É possível, a partir da agência virtual e do atendimento via Whatsapp, solicitar o recebimento da fatura via e-mail. Pela agência, só é preciso clicar na opção “Tipo de entrega fatura” e pelo Whatsapp só basta pedir para receber a fatura digital.

Com isso, você pode imprimir a fatura e pagar presencialmente em um banco ou lotérica.

Contatos da empresa e Suporte

A Sanear oferece aos seus clientes formas de entrar em contato com a empresa e de oferecer um suporte rápido e adequado.

Tida como referência no atendimento aos seus clientes, a Sanear disponibiliza atendimento via Whatsapp, Tele-Atendimento, atendimento presencial e agência virtual.

Por whatsapp, é possível contatar a Sanear pelo número (66) 9 9984-9090 e por esse canal o cliente dispões de serviços como religação de água e esgoto, solicitar informações, segunda via de faturas, manutenções e atualizações cadastrais.

Já o Tele-Atendimento conta com funcionamento das 7 às 19h, de segunda a sábado, e nos domingos, das 7 às 17h, sendo a ligação gratuita para o número 0800-647-2442.

Com essa opção, o cliente dispõe de serviços de água, esgoto e coleta de lixo sem que haja a necessidade de deslocamento até as agências comerciais da autarquia.

O atendimento presencial pode ser feito em uma das 4 agências comerciais da Sanear, que são: Bairro Parque Universitário, Vila Operária, Caixa D’agua e no Ganha Tempo, região central.

A agência virtual pode ser acessada a partir do site da Sanear.

Dúvidas e Sugestões sanear

Os canais mencionados acima são os de primeira instância oferecidos pela autarquia para que o cliente entre em contato com a mesma.

Entretanto, é possível, em caso de não solução do problema ou insatisfação com o atendimento, solicitar um atendimento em segunda instância.

A Sanear oferece o canal de ouvidoria para clientes que não tiveram seus problemas resolvidos ou não se sentiram satisfeitos com o atendimento oferecido.

A ouvidoria constitui um forte instrumento de participação do cidadão como parceiro na gestão de serviços da Sanear.

Para contatar a ouvidoria, é necessário que o cliente já tenha realizado um primeiro atendimento através de um dos canais da Sanear.

Se for realmente necessário um atendimento em segunda instância, basta o cliente acessar a página, http://sanearmt.com.br/ouvidoria/, e preencher os campos pedidos.

Já para enviar sugestões à Sanear, basta o cliente contatar a autarquia por meio de um dos canais de relacionamento disponibilizados virtualmente, telefonicamente ou presencialmente.

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