2ª VIA SAAE

O Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) é uma das principais autarquias brasileiras, sendo responsável por diversos serviços públicos.

Entre esses serviços estão o saneamento básico, principalmente o tratamento de esgoto, de suma importância, bem como o abastecimento de água em diversas cidades em todo o país, de norte a sul.

Sendo assim, dentre aqueles órgãos responsáveis por esse tipo de serviço de saneamento em todo o Brasil, o SAAE encontra-se como um dos mais importantes, atendendo milhões de consumidores.

Por isso, é comum surgirem dúvidas a respeito do serviço da autarquia, como as formas de se conseguir a 2 via SAAE.

Como ter acesso a SAAE 2ª Via

A primeira coisa que precisa ser levada em consideração a respeito de como ter acesso a 2 via SAAE é que essa autarquia, como mencionado anteriormente, está presente em centenas a milhares de cidades brasileiras.

Assim, cada cidade possui suas próprias formas de emissão de 2ª via da fatura, então é preciso conhecer aquela maneira que a sede do seu município indica.

Entretanto, de um modo geral, pedir a 2 via SAAE, seja qual for a cidade, possui uma forma genérica e que permite que qualquer pessoa saiba como fazê-lo.

1ª Passo

A primeira forma de se conseguir a 2ª via da sua conta do SAAE é por meio da utilização do site da autarquia da sua cidade (Usamos a SAAE Porto Feliz).

2 via saae

2º Passo

Entrando no site, você deve inserir o número da sua matrícula ou o código do cliente, que pode ser visualizada em uma conta antiga, e inserir os caracteres pedidos para confirmar que você não é um robô.

2 via saae

Já em outros casos, pode ser necessário realizar um cadastro no site, em que o pedido da 2ª via se dará pelo código do cliente ou número de matrícula, mais a senha cadastrada.

Com a nova fatura emitida, você pode tanto fazer o pagamento online utilizando o número do código de barras, como também imprimir a mesma e pagá-la pessoalmente.

Também é possível fazer o pedido da 2 via SAAE de forma mais prática e direto seu celular pelo aplicativo da autarquia, que algumas cidades já possuem, como Guarulhos.

No aplicativo, além de poder gerar a 2 via da conta, você ainda conta com outros fatores, como é o caso do histórico de consumo e detalhes do cliente.

Os apps são gratuitos e podem ser encontrados em lojas virtuais, como o Google Play Store, funcionando tanto para IOS quanto para Android.

Uma terceira opção, que para a maior parte das pessoas não é considerada como cômodo ou viável, em ir até um posto de atendimento SAAE e fazer a retirada da mesma.

Origem e História do SAAE

A origem do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) remonta à metade do século passado, quando se percebeu a necessidade da criação de um órgão responsável por esse setor.

Nos anos de 1960, a maior parte das unidades existentes do SAAE, nos mais diversos municípios brasileiros, eram geridas pela FSESP (Fundação Serviços de Saúde Pública).

2 via saae

Ao longo dos anos, cada vez mais municípios foram tendo seus próprios SAAE criados, o que permitiu que eles recebessem o serviço de abastecimento de água e de esgoto.

Enquanto algumas unidades, como a da cidade de Jacareí, por exemplo, foram criadas na década de 1970, há outras que foram inauguradas apenas na década de 2010.

Com isso, cada vez mais brasileiros, portanto, conseguem ter acesso direto à saúde e ao bem estar com os serviços desse importante órgão do serviço público brasileiro.

Formas de pagamento da 2 via SAAE

Pensando em facilitar a vida dos clientes, inclusive quanto ao pagamento da 2 via SAAE, a autarquia permite que o mesmo seja realizado de diversas formas.

É o caso, por exemplo, da opção do débito automático, que cada vez mais clientes buscam pela facilidade que permite ao apenas programar a data do pagamento da conta em questão.

Não são todos os bancos, nem todas as unidades SAAE, que permitem que sejam pagas as 2ª via de conta, então é preciso ficar atento a esse fator.

Entretanto, de um modo bastante geral, podem ser citados os seguintes bancos que recebem a conta em 2ª via, que são:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Santander;
  • Banco Bradesco;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Banco Itaú.

Além da opção de débito automático em conta, que não permitirá mais que você esqueça ou precise preocupar-se com o pagamento das faturas, ainda há outras opções relacionadas aos bancos.

Por exemplo, você pode realizar o pagamento da sua 2 via SAAE diretamente em caixas eletrônicos de alguns bancos, como é caso:

  • Da Caixa Econômica Federal;
  • Do Banco do Brasil;
  • Do Banco Itaú;
  • Do Banco Santander;
  • Do Banco Bradesco;
  • Do Banco Mercantil do Brasil.
Outra opção relacionada com os bancos diz respeito à possibilidade de pagamento no interior das agências de alguns deles, ou seja, nos guichês de atendimento pessoal (conhecidos como “boca do caixa”).

No caso, apenas no Banco Santander e no Banco Mercantil do Brasil há essa possibilidade para pagamentos da 2 via SAAE.

Entretanto, se você quiser fazer o pagamento em um correspondente bancário, há os de diversos bancos que aceitam receber a 2ª via da fatura do SAAE.

As lotéricas, que são representantes da Caixa Econômica Federal, bem como as agências dos correios, que representam o Banco do Brasil, podem receber essa conta.

Há os correspondentes de outros bancos, como o Banco Bradesco, o Banco Itaú, o Banco Santander e o Banco Mercantil do Brasil, em que você pode também realizar o pagamento.

2 via saae

Alguns desses locais são farmácias ou supermercados da sua cidade, portanto, é preciso informar-se sobre isso.

Já se você ainda quiser contar com a facilidade da internet, por meio do internet banking de diversas instituições, é possível pagar a fatura da 2 via SAAE online.

Os aplicativos da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Banco Itaú, do Banco Santander, do Banco Bradesco e do Banco Mercantil do Brasil permitem o pagamento dessa conta.

Por último, você pode buscar as agências físicas ou postos de atendimentos SAAE na sua cidade, onde é possível tirar a 2 via da conta, para também pagá-la.

Como Poder trabalhar na SAAE

Se você tem o sonho de trabalhar em uma autarquia pública, então o SAAE pode ser uma excelente opção, pois é um trabalho tranquilo e que paga bem.

A principal via de acesso ao SAAE é por meio de concursos públicos realizados pelas prefeituras de cada cidade para selecionar novos funcionários, para repor o quadro desfalcado.

As opções de vagas para trabalhar no SAAE, por meio de concursos públicos, variam desde aqueles para ensino fundamental, passando pelo ensino médio e também ensino superior.

Vagas para nível técnico também são costumeiramente ofertados, dependendo da necessidade atual da unidade.

No caso do nível superior, o valor do salário SAAE pode variar até acima de R$ 4 mil, o que é uma ótima remuneração.

Sendo assim, para trabalhar no Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) da sua cidade, ou de cidades próximas da sua região, é importante ficar atento aos editais de concursos abertos.

Em geral, cada prefeitura costuma abrir concursos com validade de 1 até 2 anos, ou seja, esse pode ser o período entre um e outro concurso que será realizado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo