2ª VIA HABILITAÇÃO (CNH)

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O Detran SP é responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por normatização própria.

São competências do Detran SP promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos.

Além disso, o órgão ainda produz as estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas.

O objetivo do órgão é realizar todas essas atividades com qualidade, eficiência e transparência, contribuindo para a defesa da vida e da cidadania.

O Detran SP conta com unidades de atendimento em todos os municípios do estado.  São 336 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), 309 Seções de Trânsito, além dos postos fixos de atendimento do Poupatempo.

Possui, ainda, unidades regionais de acompanhamento e controle e uma estrutura de coordenação e normatização, localizada na capital do estado.

Perdi Minha Carteira: O que eu faço?

Perder a carteira de motorista é um acontecimento que pode ser bastante problemático para a sua vida, mas é muito mais comum do que se imagina.

Felizmente para emitir a 2 via habilitação no Detran SP é muito simples. O novo documento de habilitação (CNH ou Permissão para dirigir) emitido durante a validade do anterior, por perda, furto, roubo ou mau estado de conservação, terá validade igual ao da carteira anterior.

As condições para pedir a 2 via habilitação são:

  • Ter habilitação com foto e em situação regular (nem suspensa, nem cassada);
  • Ter habilitação no prazo de validade e não solicitar nenhuma alteração de dados para o novo documento, como mudança de sobrenome por ocasião de casamento ou exercício de atividade remunerada.

Se alguma alteração de dados for necessária, você pode solicitar a nova carteira tanto pela internet, através do site oficial do Detran, como também presencialmente nos seguintes pontos:

  • Se for motorista na capital: Nas Unidades Aricanduva, Armênia, Guarapiranga, Posto Raposo Shopping, Posto Assembleia Legislativa, Posto Descomplica – São Miguel Paulista ou Posto Descomplica – Campo Limpo;
  • Motorista em outra cidade do estado de São Paulo – Em Ciretran ou Posto Avançado do Detran SP. Veja endereços de outras cidades. Se a Ciretran funciona dentro do Poupatempo, o agendamento é obrigatório.
Quem pode solicitar a nova carteira é o próprio motorista ou um procurador em nome do motorista (é preciso ter uma procuração autenticada em mãos).

Para solicitar por internet, basta fazer login no site do Detran e solicitar a 2ª via, informando os dados solicitados. Em seguida, pague a taxa Detran SP de emissão de CNH, conforme as orientações descritas em Pagamento.

Vale lembrar que antes de solicitar o serviço com entrega pelos Correios, o motorista deve atualizar seu endereço no Detran SP, para que o documento seja entregue no local certo.

Caso seja titular de uma conta de consumo (energia, água/esgoto, gás), a correção poderá ser feita pelo site do Detran SP.

Se a solicitação da 2 via habilitação for presencial, é preciso levar os seguintes documentos:

  •  CPF e documento de identificação pessoal;
  •  Comprovante de pagamento da taxa do Detran SP – original ou cópia simples, apenas nos casos em que o pagamento da taxa não constar no sistema do Detran SP.

Posso dirigir sem a Carteira?

Muita gente fica com essa dúvida: enquanto a nova CNH não chega no seu endereço, o que fazer para dirigir?
As pessoas acabam pensando que somente levar a identidade (RG) no novo modelo já é o suficiente, mas não é, então é preciso ficar atento.

Apesar de constar o número da habilitação no novo modelo do RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui outros elementos que importam aos Órgãos de trânsito.

Esses elementos são alvo de verificação em caso de fiscalização como, por exemplo, a categoria da CNH, o prazo de validade, o campo “Observações” no qual constam informações sobre restrições, cursos e exercício de atividade remunerada com o veículo.

Desta forma, na condução de veículo automotor, o porte da CNH ainda é obrigatório, seja o documento impresso ou a CNH digital (versão eletrônica da CNH com o mesmo valor jurídico da impressa). Assim, a resposta para a pergunta central desse post é simples: use a CNH digital!

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento.

A CNH-e só pode ser gerada para os condutores que possuem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code (CNH’s emitidas a partir de maio de 2017).

A CNH digital possui a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito.

O documento é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e que é válida em todo território nacional.

Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento do smartphone, já que para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada.

Formas de Pagamento da Segunda via CNH

Outro fator que confunde muito os cidadãos é a forma de pagamento da 2 via habilitação, mas não há necessidade de pânico, para realizar o pagamento é só seguir as recomendações a seguir.

Primeiro, em relação ao valor da taxa de pagamento, a taxa Detran SP de Emissão da CNH custa R$ 45,56. Já o custo de envio pelo correio: R$ 11,00 (opcional, pagar em banco conveniado)

As taxas do Detran SP devem ser pagas em um dos bancos conveniados e registradas pelo CPF do motorista (veja a relação de bancos em que você pode pagar todas as taxas deste serviço):

  • 001 – Banco do Brasil;
  • 033 – Banco Santander;
  • 237 – Banco Bradesco;
  • 339 – HSBC.
O pagamento também pode ser feito nas unidades com o novo padrão de atendimento com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo.

Algumas unidades contam com um posto de correspondente bancário, a lista para consultar quais delas possuem está logo abaixo:

http://www.detran.sp.gov.br/.

Contatos de Alguns dos principais SAC’s do País

⦁ DETRAN RS – Segunda a Sexta, das 08h às 20h -0800-905-5555
⦁ DETRAN SP – Segunda à Sexta, das 08h às 20h – 3322-3333
⦁ DETRAN RJ – Segunda a Sexta, das 08h às 20h – (21) 3460-4040
⦁ DETRAN MG – Segunda a Sexta, das 08h às 20h – (31) 3069-6601
⦁ DETRAN DF – Segunda a Sexta, das 08h às 20h – (61) 3120-9800
⦁ DETRAN PE – Segunda a Sexta, das 08h às 20h – 81 3184-8000
⦁ DETRAN RO – Segunda a Sexta, das 08h às 20h – 69 3217-2575
⦁ DETRAN CE – Segunda a Sexta, das 08h às 20h – (85) 3101-5588

Em quantos dias tenho a minha CNH de volta?

O procedimento e o tempo de espera para obter a segunda via da CNH costumam variar de estado para estado.

Antes de mais nada, é importante que seu endereço esteja atualizado junto ao Detran, o Departamento Estadual de Trânsito.

Se você passou por todos os passos do processo de emissão de uma nova via da CNH, após realizar o pagamento ela será entregue no endereço cadastrado em até 7 dias úteis, se você tiver optado pelos correios.

Porém, se não foi esse o caso, basta se dirigir a unidade Detran que você fez o pedido e fazer a retirada lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo