fbpx

2ª VIA FIES

O Fundo de financiamento estudantil, também conhecido como Fies, é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, o MEC, instituído pela lei nº 10.260.

O programa tem como objetivo conceder financiamento em cursos superiores dentro de universidades particulares, que possuem avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil que foi reformulado, dividindo o programa em diferentes modalidades.

Assim, ele possibilita juros zero a quem se encontra em um estado de falta de fundos para financiar um curso pago e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

O novo e reformulado FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

Emitir 2 via boleto FIES

Perder a fatura de alguma conta é uma dor de cabeça que todos nós já passamos na vida, porém, para emitir a 2 via do boleto Fies, é muito simples e prático, confira a seguir.

Bom, talvez você tenha acessado o site do Fies e não viu informações sobre como emitir uma segunda via do seu boleto, mas não se preocupe.

Para conseguir a emissão, é necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal, que é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública.

1ª Passo

Acesse o site, http://www.caixa.gov.br/, em seguida selecione a opção “Atendimento”, lá você vai encontrar algumas opções de serviços, clique em “2 via de boletos”.


2º Passo

Após isso, você será redirecionado para uma nova página, onde o site vai oferecer opções de emissão de 2 via.


3º Passo

Clique na opção “2 via Fies”, e então uma nova página será aberta onde você vai precisar digitar o número do seu CPF.


Em seguida, você vai buscar a opção que é relativa ao extrato de pagamentos, agora você vai selecionar a parcela vigente e pronto, você terá uma nova via do seu boleto fies.

Acessar o site do FIES

Bom, o aplicativo do Fies é unicamente para informações, não há nenhuma função nele para ser realizada pelo usuário, como por exemplo o de emitir a 2 via Fies do boleto ou qualquer outra funcionalidade.

Muita gente não sabe disso e acaba avaliando mal o aplicativo nas lojas on-line, porém, ele foi desenvolvido com o intuito apenas de informar os interessados em fazer parte do sistema de financiamento.

Para qualquer outro serviço, o usuário é redirecionado para o site do Fies.

O app se divide em algumas categorias, cada qual trazendo um conteúdo informativo diferente sobre o programa, elas são:

  •  O que é o Fies – Aqui você pode ter uma noção geral do que é o programa oferecido pelo governo;
  •  Como funciona – Algumas regras básicas expostas para as pessoas que desejam ter uma visão geral sobre como funciona a estrutura do programa;
  •  Condições de financiamento – Aqui serão informadas as fases de pagamento para os contratos firmados no ano vigente (Fase de utilização, fase de carência e fase de amortização);
  •  Inscrição – O aplicativo informa que as inscrições só são feitas exclusivamente pelo sistema informatizado do Fies, o SisFIES;
  •  Fiador – Para a contratação do financiamento é exigida a apresentação de um fiador, que pode ser um convencional ou a fiança solidária;
  •  Fiança Convencional – Prestada por até dois fiadores, cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante;
  •  Fiança Solidária – O grupo de fiadores deverá ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupos de 3 a 5 participantes, não sendo exigida a comprovação de rendimentos;
  •  O que é FGEDUC – O fundo de garantia de operação de crédito educativo, criado pela leia 12.087/09;
  •  O que é garantia concomitante – Para o caso de inadimplência por partes dos fiadores, há a garantia colateral do FGEDUC;
  •  Benefício de abatimento de 1% – O estudante deve formalizar o pedido de abatimento no fundo nacional de desenvolvimento da educação (FNDE), que é uma autarquia do MEC que opera o financiamento estudantil.

Como Atualizar o boleto FIES

Muitas vezes, por falta de tempo ou por dificuldades financeiras, nós acabamos por não conseguir pagar alguns boletos, mas se você é um beneficiário do Fies, é bem simples atualizar o boleto do programa.

É muito importante que você atualize o boleto, pois do contrário, é possível que você entre na situação de inadimplência, e isso pode pôr em risco o seu financiamento.

Para conseguir atualizar o seu boleto, você precisa acessar o site da instituição bancária responsável pelo seu financiamento, seja a Caixa ou o Banco do Brasil.

Em seguida, é preciso informar os seus dados pessoais cadastrados, nesse caso é o seu CPF e também o número do seu contrato.

Viu como é simples? O processo é chamado de boleto on-line, visto que é possível atualizar o boleto apenas acessando o site da instituição financeira responsável.

Agora você já tem o seu boleto atualizado e não precisa se preocupar com a inadimplência.

Portal SisFies

O SisFIES ou Sistema informatizado do Fies é o portal de acesso aos serviços e informações sobre o programa, lá você terá acesso às mesmas informações presentes no aplicativo do Fies.  Ele tem a função de sistematizar os processos do Fundo de Financiamento Estudantil.

Porém, o portal disponibiliza serviços para os estudantes ou interessados, como:

  • Saiba como fazer a sua inscrição – Alvo de muitas dúvidas entre os interessados em obter o financiamento, essa opção tem como função solucionar esse problema;
  • Tire suas dúvidas sobre o Fies – Aqui você poderá tirar suas dúvidas, tendo acesso as dúvidas mais comuns que os estudantes costumam ter. Desde o que é o fies, passando por como realizar a inscrição, como é a seleção, sobre os financiamentos e contratos vigentes;
  • Instituições participantes – Nessa opção, você poderá ter acesso a uma lista com os nomes das universidades participantes;
  • Renegociação – É possível negociar uma renegociação de contrato vigente e antigo, mediante as condições de abatimento.

Formas de pagamento para a 2 via FIES

Após imprimir a 2 via Fies e ter o boleto em mãos, há algumas maneiras de realizar o pagamento, especialmente se for um boleto da Caixa Econômica.

A única desvantagem na hora do pagamento do boleto é que não há a possibilidade de pagar on-line se você não tiver uma conta corrente, todo o processo precisa ser realizado presencialmente, se você não for um correntista.

Tomando como exemplo a Caixa, é possível realizar o pagamento utilizando os seguintes meios:

  • Caixas eletrônicos;
  • Lotéricas;
  • Agência da Caixa;
  • Para os correntistas, através do site do banco.
Se o seu boleto for do Banco do Brasil, visto que também é uma instituição financeira com caráter de sociedade de economia mista e participação do governo federal, o processo é basicamente o mesmo.

Contatos

Caso aconteça alguma complicação e você não consiga realizar o processo de emissão de 2 via de boleto, o Ministério da Educação disponibiliza alguns canais de comunicação.

É possível entrar em contato para informar algum problema, através da central de atendimento do Fies, que pode ser contatado por esse número: 0800-616161

Há também a opção de enviar uma mensagem diretamente do portal ou entrar em contato pelas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter ou tirar as dúvidas em vídeos publicados no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo