2ª VIA CESAN

Empresa de economia mista, enquadrada no regime jurídico de direito privado como Sociedade Anônima (S/A), a Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) tem como objetivo principal a melhoria contínua da qualidade de vida da população do Espírito Santo.

Criada em 1967, a atividade fim da Companhia é captar, tratar e distribuir água, bem como coletar e tratar esgotos sanitários.

Conforme a Lei 9.772, de dezembro de 2011, a Cesan pode também atuar no setor de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Além disso, ela pode participar do bloco de controle ou do capital social de outras sociedades e constituir subsidiárias, que podem se associar a outras empresas do setor de saneamento no Brasil ou exterior.

2 via Cesan conta de Água

Perder ou mesmo ter a conta extraviada é uma situação bastante problemática e muito recorrente que é enfrentada por uma boa parcela da população brasileira.

Porém para os clientes dessa empresa, emitir a 2 via Cesan e ter o novo boleto em mãos é muito simples e prático.

Isso porque a empresa disponibiliza canais físicas e on-line para que você possa emitir uma via nova do boleto, seja pelo site da Cesan ou mesmo em uma das agências dispostas pelo estado.

1ª Passo

Para quem gosta de um serviço mais simples e dispensa a ajuda de um atendente da empresa, pode acessar o autoatendimento da Cesan, bastando acessar o site oficial, https://www.cesan.com.br/.


2º Passo

Lá vão estar dispostos os serviços on-line, selecione então a primeira opção “Segunda via de conta”, e você será redirecionado para uma nova página.


3º Passo

Nessa nova página, para ter acesso a uma nova via do boleto, é preciso informar alguns dados, como o número da matrícula do imóvel, o CPF/CNPJ do pagador e preencher o código de segurança que a página pede.


Após isso, é só clicar em “Pesquisar” e pronto, você terá acesso a uma nova via do seu boleto Cesan.

Há também outras maneiras de conseguir a emissão da 2 via, você pode realizar o pedido em uma agência física da empresa.

Para isso, basta consultar os postos de atendimento Cesan pelo link: http://www.cesan.com.br/escritorios/, e localizar uma que esteja mais próxima de você.

Caso prefira um atendimento por telefone, é possível contatar um atendente da empresa pelo seguinte número: 115. Depois, você precisa informar o número do CPF/CNPJ do pagador e solicitar os números da linha digitável.

2ª via Cesan pelo Celular

Um grande problema para os que desejam emitir a 2 via Cesan pelo celular é: a empresa não disponibiliza aplicativo com serviços para os clientes.

Essa é uma enorme falha de atendimento da Cesan, visto que muitas pessoas, atualmente, acham mais simples resolver esses problemas com boletos pelo celular, em aplicativos.

O único aplicativo que a empresa disponibiliza é o corporativo, onde o acesso é apenas para funcionários da Cesan, onde eles poderão acessar serviços como projetos e indicadores.

Onde e como posso pagar a 2 via Cesan?

As faturas de água/esgotos e serviços da CESAN podem ser pagas em Bancos, Casas Lotéricas, Agências dos CORREIOS, Caixas Eletrônicos, nos sites e aplicativos dos bancos conveniados, e na Rede Pague Fácil CESAN de agentes arrecadadores.

A lista a seguir mostra quais são os bancos conveniados para pagamentos:

  • Banco do Brasil – Através de Débito Automático, nos Terminais de Autoatendimento, no Internet Banking, nos Correspondentes Bancários e no Banco Postal;
  • Banestes – Através de Débito Automático, nos Caixas de Autoatendimento, no Internet Banking e no Banesfácil;
  • Banco Inter – Através de Débito Automático e no Internet Banking;
  • Bradesco – Através de Débito Automático, nos Caixas de Autoatendimento, Fone Fácil, no Internet Banking e nos Correspondentes Bancários;
  • Caixa Econômica Federal – Através do Autoatendimento, no Internet Banking, no Débito Automático e nas Casas Lotéricas;
  • Itaú – Através do Autoatendimento, no Internet Banking e Débito Automático;
  • Mercantil – Através de Débito Automático, nos Caixas de Autoatendimento e no Internet Banking;
  • Santander – Através de Débito Automático, nas Agências Bancárias, nos Caixas de Autoatendimento, no Internet Banking e nos Correspondentes Bancários;
  • Sicoob – Através de Débito Automático, nas Agências Bancárias, nos Caixas de Autoatendimento, no Internet Banking e nos Correspondentes Bancários;
  • Tribanco – Através do Internet Banking e Correspondentes Bancários.

Se você resolver cadastrar sua conta para pagamento no débito automático, você vai ganhar tempo, segurança e comodidade.

Com o débito automático, sua conta de água continua sendo enviada normalmente para sua casa.  Assim, você poderá conferir seu consumo, o valor e a data de vencimento.

Alguns bancos disponibilizam o serviço de débito automático no próprio site. Veja se é o caso de seu banco. Escolha a forma mais prática de deixar sua conta em débito automático:

  • Na sua agência bancária;
  • Nos terminais de autoatendimento do seu banco;
  • Através do internet Banking.

Para realizar o cadastro, tenha em mãos o número da matrícula do seu imóvel na CESAN.

Como evitar o alto consumo de Água

Para evitar o consumo excessivo de água, não trazendo consequências apenas para a sua conta, mas também para o meio ambiente, a Cesan oferece dicas para o consumidor utilizar a água conscientemente.

A Cesan oferece 10 dicas úteis para economizar água, que são:

  • Evitar tomar banhos demorados. Para isso, reduza a duração em cinco minutos e use o sabonete com o chuveiro fechado. Com essa atitude, é possível economizar 160 litros diários;
  • Para lavar o carro, nada de usar a mangueira. Um balde cheio e pano são suficientes para dar aquela limpeza no automóvel. Essa atitude evita o desperdício de 520 litros;
  • Troque a mangueira por um balde quando for lavar a calçada. Varra bem as folhas e a sujeira para evitar o desperdício de água. Apenas nesse comportamento serão economizados 250 litros;
  • Na cozinha, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e jogue-os no lixo. Coloque água na cuba até a metade e feche a torneira para ensaboar. Só abra a torneira para enxaguar a louça, pois com isso você economizará 97 litros;
  • Para lavar a roupa, é importante acumular as peças para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa, pois caso você não alimente este comportamento irá gastar 414 litros de água;
  • Para molhar as plantas, é interessante coletar água da chuva ou regar no horário adequado antes das 8h ou após as 19h, pois ajuda a reduzir o excesso de evaporação. Com essa atitude é bastante reduzir bastante o consumo;
  • Fechar bem as torneiras, o chuveiro e regular mensalmente a válvula da descarga. Isso evitará que o cliente gaste cerca de 100 litros de água.

Contatos e Suporte da Cesan

Para melhor atender os seus clientes, a Cesan oferece um canal de atendimento ao cidadão. Caso você queria ser atendido por telefone, basta ligar para o número 115, para os municípios atendidos pela Cesan, o atendimento é gratuito e funciona 24h.

Para atendimento comercial ao cliente de fora do Espírito Santo ligue (27) 3422-0115. Para falar com os setores administrativos da CESAN ligue para (27) 2127-5000 de 8h às 17h.

Você também pode contatar a empresa em um dos postos de atendimento da empresa. Há também a opção de atendimento eletrônico, basta preencher o formulário disponível no site, que é para sugestões, informações, reclamações ou denúncias de irregularidades em ligações de água e esgoto.

O prazo de resposta para essas demandas é de 2 dias úteis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo