2ª VIA CEMAR

A Cemar, para quem ainda não conhece, trata-se da Companhia Energética do Maranhão, que é a única empresa de distribuição de energia elétrica que está autorizada a funcionar dentro de todo o estado maranhense.

Aliás, essa autorização, emitida pela ANEEL, proporciona maior confiança aos clientes, que sabem que podem confiar em um serviço correto proporcionado pela companhia.

A Cemar está distribuída, dentro do estado do Maranhão, em diversas regionais com escritório em cidades importantes, como a capital São Luís, Imperatriz, Bacabal e Timon.

Ao todo, a Companhia Energética do Maranhão atende 217 municípios dentro do estado, o que se traduz em mais de 2 milhões de clientes alcançados pelos serviços da empresa.

Assim, desde maio de 1958, ou seja, há mais de 60 anos, a Cemar presta seus serviços da melhor forma ao povo maranhense.

Saiba como emitir Cemar 2 Via de conta

Nada mais comum de acontecer do que alguém vir a perder uma conta que precisava pagar, acabando por atrasar aquela fatura.

Quando isso ocorre, surge uma grande preocupação dos clientes, que precisam realizar o pagamento antes que as temidas multas e juros incidam sobre o valor a ser quitado.

Para os clientes da Cemar, a empresa disponibiliza formas de se conseguir emitir a 2ª via da fatura com facilidade, permitindo que o pagamento seja feito o quanto antes.

Isso faz com que problemas como o corte da energia elétrica do local, por exemplo, não venha a acontecer. Mas como emitir a 2 via Cemar?

Primeiramente, você precisa ter em mãos uma conta antiga de energia, pois nela será possível verificar o código da sua “Unidade Consumidora”.

1ª Passo
Tendo esse número com você, o próximo passo é acessar o portal da Cemar, por meio do link http://www.cemar116.com.br/home.


2º Passo

Logo na “home” do site, você encontrará, dentro da barra de serviços, a opção “Consultar faturas e emitir 2ª via”.


Ao clicar nessa opção, irão abrir diversos quadros que você precisa preencher com algumas informações, entre elas a do código da sua “Unidade Consumidora”. Assim, os campos para preenchimento são:

  • Número da sua Unidade Consumidora (conta contrato);
  • Digitar os caracteres da imagem que será exibida;
  • Selecionar o seu perfil de cliente: se é cliente residencial/comercial ou se é cliente corporativo, imobiliário ou do poder público.

Depois, basta que você clique no botão “Prosseguir”.

Após esses passos, a 2 via Cemar irá aparecer na tela e você precisará apenas pegar o código de barras, para efetuar o pagamento online pelo Internet Banking, ou imprimir a fatura para pagar presencialmente.

Infelizmente, diferente de outras empresas, a Cemar não possui uma atendente virtual, por meio de um chat no site, que possa auxiliar no momento de emitir a 2ª via.

Mesmo assim, não é difícil fazer essa emissão com os passos mostrados aqui!

Formas de pagamento da Conta de Energia

Para pagar conta de energia da Cemar, você pode encontrar diversas opções, como é o caso, por exemplo, do pagamento dentro do próprio aplicativo da empresa.

Além disso, se você possui internet banking, em algum banco em que possua conta, é possível efetuar esse pagamento, online, de forma fácil.

Ainda há a possibilidade de que você se dirija até uma agência do seu banco para fazer o pagamento da sua fatura Cemar, apesar de que hoje muitas pessoas evitam essa alternativa.

Uma última opção é realizar o pagamento da conta de energia Cemar utilizando-se do App da Recargapay.

Esse aplicativo, cada vez mais comum em todo o Brasil, permite que as pessoas paguem qualquer tipo de conta de forma fácil e descomplicada.

Assim, de qualquer lugar, de modo online e sem nenhum custo adicional, é possível fazer o pagamento da conta de energia Cemar.

Como evitar o alto consumo de Energia

Muitas pessoas estão inconformadas com os altos valores pagos nas contas de energia, o que corresponde a um grande peso no orçamento mensal.

Sendo assim, há algumas dicas que você pode seguir para evitar o alto consumo de energia e, desse modo, evitar pagar altos valores todos os meses.

Essas dicas são:

  • Não deixe a TV ligada quando não estiver ninguém prestando atenção ou quando não estiver ninguém no cômodo (sala ou quarto);
  • Se você possui chuveiro elétrico, quando não estiver frio, deixe a chave na posição que seja menos quente, pois gasta menos energia, e evite banhos muito longos;
  • Evite acender as luzes da sua casa durante o dia, preferindo por abrir bem todas as janelas ou persianas, pois permite que você aproveite melhor a luz natural;
  • Evite deixar luzes acesas sem necessidade, como quando não há ninguém em um cômodo, ou quando estiver todo mundo dormindo;
  • Se possui um ar condicionado, evite usá-lo em dias que já estejam frios ou ainda quando ninguém estiver presente em um determinado ambiente;
  • Não abra a porta da geladeira se não há necessidade, nem deixe-a aberta por um longo período. Sempre fique atento para que ela esteja totalmente fechada e vedada;
  • Deixe sempre a borracha de vedação da geladeira em bom estado, pois evita que ela venha a gastar mais energia, mesmo a porta “fechada”.

Cemar Serviços

Como dito, a Cemar não possui uma atendente virtual em seu site, para chat virtual, como outras empresas, entretanto, ela possui um canal do tipo no Whatsapp.

A atendente virtual, chamada Clara, pode lhe auxiliar com os diversos serviços prestados pela Cemar, como:

  • Solicitar religação;
  • Solicitar desligamento;
  • Solicitar ligação nova;
  • E muito mais.

Caso você queira saber mais sobre os canais de atendimento ou comunicação da Cemar, aqui está uma lista com os principais:

  • Central de Atendimento Equatorial: pelo número 116 (ligação gratuita, para todo Maranhão, a qualquer hora do dia);
  • Central de Atendimento Grandes Clientes: 0800 280 2800 (para clientes com consumo acima de 75 kW);
  • Central de Ouvidoria: 0800 286 9803 (8 às 18h, de segunda a sexta, exceto feriados).
Saber o canal da Ouvidoria é importante, pois esse é um canal aberto para os clientes poderem fazer reclamações, buscar informações, elogiar a companhia, dar sugestões ou realizar denúncias.

Após esse artigo, você tem em mãos as principais informações necessárias para pedir sua 2 via Cemar, em caso de perda de conta, bem como formas de entrar em contato com a empresa.

Mais do que tudo, você teve acesso a dicas para reduzir o alto consumo de energia, que costuma pesar no bolso do consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo