2ª VIA CELESC

A Celesc ou Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A é uma empresa de comercialização e distribuição de energia elétrica localizada em Santa Catarina. É considerada a maior empresa de energia elétrica do estado, tendo sido estruturada como holding em 2006 e possui duas subsidiárias integrais, a Celesc Distribuição e a Celesc Geração.

A Celesc Distribuição atende 246 municípios de Santa Catarina, 92% do território do estado.  Já a Celesc Criação trabalha nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica.

A Celesc foi pensada entre as décadas de 50 e 80 pelo governo do estado, que reuniu empresas de energia dispersas pelo território de Santa Catarina e consolidou uma política única de distribuição de energia. A empresa atende pelo nome Celesc desde 1955.

Segunda Via de Conta Celesc Pelo Site (www.celesc.com.br)

É comum que muitos cidadãos acabem por perder ou ter a conta de energia extraviada. Isso pode ser algo problemático, porque o não pagamento de uma conta após o prazo de vencimento gera multas e suspensão dos serviços da empresa que fornece energia elétrica.

Por isso, é importante saber emitir a 2ª via de conta Celesc, e felizmente para os clientes a empresa oferece canais para a emissão da segunda via de conta.

1ª Passo
Uma maneira muito utilizada é solicitar a emissão, através do site da empresa:

celesc

2º Passo

Lá o cliente deve escolher a opção “2º via da fatura”, disposta no topo do site, para que seja possível fazer a geração de uma nova fatura a ser paga. O cliente será redirecionado, então, para a Agência Web, em uma nova aba do navegador.

2 via celesc

3º Passo

Para ter acesso à 2ª via de conta Celesc e outras funções oferecidas pela empresa, o consumidor precisa preencher os campos pedidos.

conta de energia

O primeiro campo a ser preenchido é com o CPF e, em seguida, deve-se inserir a Unidade Consumidora.  Após realizar, o login o cliente terá acesso a opção de emitir a conta e também a consultar débitos.

A empresa oferece também a opção de retirar pessoalmente a segunda via, sendo que, para isso é preciso que ele se desloque até uma das lojas de atendimento, portando:

  • CPF do responsável legal;
  • RG do responsável legal;
  • O número da Unidade Consumidora (UC, localizada no canto superior direito da fatura).
É preciso lembrar que para esse serviço é cobrada uma taxa extra ao consumidor, que deve atentar-se para fazer o pagamento da mesma.

Acesso a Conta Celesc Pelo Celular

A Celesc oferece aos clientes uma forma mais prática e rápida de acesso aos seus serviços, que é através do aplicativo da empresa (aplicativo da Celesc).

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O aplicativo da Celesc está disponível tanto para Android quanto para IOS, podendo ser encontrado no Google Play Store e também na Apple Store, gratuitamente.

site celesc

Após fazer o download e instalar o aplicativo, vai aparecer na tela a seguinte mensagem: “Não existem unidades consumidoras cadastradas. Deseja Cadastrar agora?”

O cliente deve selecionar a opção “Sim” e, então, o aplicativo vai pedir que ele faça o cadastro usando o número da

Unidade Consumidora, do documento de identificação (CPF ou CNPJ) e de um apelido (para login).  Em seguida é só clicar em “Adicionar”.

O aplicativo da empresa vai oferecer diversas funções para os clientes, tais como:

  • Faturas em aberto: essa opção vai servir para o cliente consultar seus débitos, ou seja, as faturas que estiverem em aberto (que não tenham sido pagas ainda)Histórico de consumo: ao escolher essa opção, o consumidor poderá consultar o seu histórico de consumo dentro da empresa
  • Relatar falta de energia: em um contato direto com a empresa, o cliente poderá relatar a falta de energia e ter um atendimento mais rápido para que seja possível resolver a demanda
  • Solicitar Religação: essa é uma opção essencial para o cliente que teve os serviços suspensos por atrasos, de modo que ele possa os tê-lo disponíveis novamente em menos tempo
  • Lojas de atendimento: essa opção vai mostrar onde estão localizadas as lojas de atendimento Celesc, a partir da região que o cliente digitar, de modo que se possa resolver as demandas de forma presencial
  • Agendar atendimento: também relacionada com as lojas de atendimento, é ideal para quem quer ter um horário certo para ser atendido, sem precisar esperar por filas ou disponibilidade de atendente
  • Telefones: nessa opção vão estar os telefones úteis da empresa, para o caso de o cliente precisar entrar em contato direto com ela e não queira ir até uma loja de atendimento.
O aplicativo conta com uma boa avaliação na Google Play Store, o que é bem incomum para os aplicativos de muitas empresas do ramo de energia.

Como Emitir a Fatura Celesc Online

Para os que desejam incluir a fatura em débito automático, é bem simples. A inclusão do débito automático é efetuada na agência bancária, mediante apresentação do número da Unidade Consumidora (UC).

Os clientes da Caixa Econômica Federal, além dessa opção, podem solicitar a inclusão do débito automático em uma unidade de atendimento presencial da Celesc. Não é necessário ser o titular da UC, mas somente o titular da conta corrente bancária poderá solicitar o cadastramento do débito automático.

Contatos da Empresa e Suporte

Quanto aos canais de atendimento, a Celesc oferece vários serviços que podem ser feitos online, sem sair de casa. O cliente também pode entrar em contato com a empresa através do aplicativo, como explicado anteriormente. Outra alternativa é via SMS, onde o cliente pode informar sobre a falta de luz.

Ele só precisa enviar uma mensagem de texto para 48196 com o texto SEM LUZ e o número de sua Unidade Consumidora (ou o CPF do titular da conta). Se o consumidor deseja um atendimento com um atendente da empresa, ele poderá entrar em contato também pelos números:

  • Emergência: 0800 48 0196;
  • Comercial: 0800 48 0120;
  • Ouvidoria: 0800 48 3232;
  • Deficiente Auditivo: 0800 64 6050.

Caso o cliente opte por um atendimento presencial, as lojas de atendimento Celesc estão disponíveis por todo o estado.

Para saber mais sobre horários da empresa, basta acessar este link:

Se o consumidor não for adepto de nenhuma dessas tecnologias e desejar enviar uma correspondência, o endereço de envio é, Av. Itamarati, 160 – Itacorubi – Florianópolis – SC – CEP: 88.034-900.

Dúvidas e Sugestões Celesc

A Celesc disponibiliza um atendimento em segunda instância, assim como outras grandes empresas da área.

A Ouvidoria deve ser acionada quando o cliente apresente uma reclamação nos canais de atendimento primários, mas sua queixa não foi resolvida, ou ele não teve uma resposta ou mesmo se o cliente se achar insatisfeito com o serviço prestado.

Ele precisa ter em mãos o número do protocolo e o documento de identidade, para a ouvidoria fazer um novo registro e gerar um novo número de protocolo.

No site da Celesc, a empresa disponibiliza duas opções para o cliente, a primeira é a de fazer um relato, onde o consumidor poderá enviar reclamações, elogios, sugestões e críticas. A outra opção é a de acompanhar um relato, onde o cliente poderá acompanhar sua reclamação.

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