2ª VIA CEA

A Cea, Companhia de Eletricidade do Amapá, é uma empresa, do tipo de economia mista, que é controlada, na atualidade, pelo governo do estado do Amapá.

A fundação da companhia ocorreu no ano de 1956, ou seja, já são mais de 60 anos que a empresa presta seus serviços para a população amapaense.

Os serviços da Cea são a geração e a distribuição de energia elétrica para todos os municípios do estado, de modo a abastecê-los constantemente.

Depois de passar por melhorias, a companhia começou a atender um número maior de pessoas, que hoje já chega a mais de 146 mil clientes.

Entre esses clientes da Cea, estão inclusos tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, bem como do poder público, do poder privado e, também até mesmo do setor rural.

Assim, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como tirar a 2 via da Cea, mas agora você verá tudo sobre o tema.

Saiba como emitir Cea 2ª Via Simplificada

Já deve ter ocorrido com você, em algum momento, de se perder uma conta que devia ter sido paga, o que provavelmente o deixou em desespero, correto?

Isso é mais do que comum, e muitos clientes passam por esse tipo de problema, o que pode gerar gastos desnecessários, como juros, multas e outras taxas.

Há diversas empresas que disponibilizam, de modo fácil e prático, aos seus consumidores a emissão da 2ª via da fatura, de forma que os mesmos possam pagá-la de modo simples.

1ª Passo

É o caso, por exemplo, da Cea, que em seu site (https://cea.portal.ap.gov.br/) disponibiliza uma opção para emissão de 2ª via.


2º Passo

No caso, a Cea permite que seja emitida uma 2ª via simplificada ou básica da fatura, bem como uma 2ª via mais completa.


3º Passo

Para emitir a segunda via Cea simplificada, você deve clicar nessa opção e entrar com seu número de “Código Único” e também com seu CPF (ou o do titular da Unidade Consumidora).


Além disso, você ainda deve preencher o campo para colocar o “código de segurança” que será exibido na tela.

Após o preenchimento desses dados, você será então redirecionado para a sua 2 via Cea, que pode ser paga tanto de forma online, se preferir, como também impressa para o pagamento presencial.

Se não conseguir acesso à sua segunda via pelo site, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da Companhia, por meio do telefone 0800 096 0196, para obter mais informações.

2ª via Cea pelo Celular

Infelizmente, a Cea ainda não disponibilizou, para os seus clientes, uma opção de aplicativo que torne mais fácil a obtenção de informações e serviços, como a 2ª via da fatura.

Por isso, no momento, os consumidores da companhia de eletricidade amapaense ainda precisam recorrer ao site ou ao telefone para entrar em contato direto com a empresa.

Formas de pagamento da Conta de Energia

Como pagar a conta de energia da Cea? Há diversas opções pelas quais você pode pagar sua conta Cea, sendo elas:

  • Para aqueles clientes com conta corrente, é possível realizar o pagamento no banco, o que facilita bastante;
  • Clientes correntistas, inclusive, podem realizar o pagamento da conta Cea diretamente pelo internet banking, o que é ainda mais prático;
  • Também é possível realizar o pagamento, com a fatura impressa em mãos, nos caixas eletrônicos do seu banco;
  • Os correspondentes bancários e as casas lotéricas também são opções para quem deseja fazer o pagamento, em dinheiro e de forma presencial;
  • Você ainda pode colocar a conta Cea em débito automático, o que facilita o pagamento e não lhe permite esquecer de fazê-lo em nenhuma ocasião;
  • Há, ainda, locais com os quais a Cea possui convênio, permitindo a facilidade do pagamento em dinheiro.

Como evitar Gastos desnecessários de Energia

Muitas pessoas pagam, mês após mês, altas quantias em contas de energia e isso pode, ao final de um ano, influenciar bastante no orçamento do consumidor.

Sendo assim, torna-se de suma importância realizar algumas mudanças no consumo e ficar atento para não correr o risco de gastar muito, desnecessariamente, com energia.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas que irão facilitar bastante a sua vida a partir de agora:

  • Não deixe, em nenhuma hipótese, a TV ligada quando não estiver ninguém prestando atenção no que está passando ou quando não estiver ninguém no cômodo em que ela está (como sala ou quarto);
  • Evite acender as luzes na sua casa durante o período do dia, pois isso gera um grande gasto de eletricidade. Sempre prefira abrir bem todas as janelas ou persianas, pois isso irá permitir que você aproveite melhor a luz natural vinda do sol;
  • Se você tem chuveiro elétrico em casa, naqueles períodos em que não estiver frio, deixe a chave na posição que seja menos quente, pois gasta menos energia, assim como evitar banhos muito longos;
  • Evite deixar luzes acesas sem necessidade, como quando não há ninguém em um cômodo, quando ninguém estiver em casa ou quando estiver todo mundo dormindo;
  • Se possui um ar condicionado, evite usá-lo em dias que já estejam frios ou ainda quando ninguém estiver presente em um determinado ambiente, desligando sempre que for sair;
  • Não abra a porta da geladeira se não há necessidade, nem deixe-a aberta por um longo período. Sempre fique atento para que ela esteja totalmente fechada e vedada;
  • Deixe sempre a borracha de vedação da geladeira em bom estado, pois evita que ela venha a gastar mais energia, mesmo a porta “fechada”;
  • No caso do chuveiro elétrico, sempre evite os banhos em períodos onde há maior consumo de energia, que é entre 18 horas e 21 horas;
  • Use menos a sua máquina de lavar, deixando para liga-la apenas quando a mesma estiver bem cheia, o mesmo serve para a sua máquina de lavar louças;
  • Se possível, faça a substituição de todas as lâmpadas incandescentes e fluorescentes da sua casa por lâmpadas de LED. As lâmpadas de LED duram bem mais, em torno de 15 anos, e o seu gasto é 5 vezes menor do que as outras;
  • Sempre compre eletrodomésticos que tenham qualidade garantida com selo PROCEL, pois será possível ter equipamentos mais econômicos.

Contatos úteis de CEA

Até o momento, você já teve acesso às informações mais importantes com relação à companhia de eletricidade do Amapá, como as formas de imprimir a 2 via e, também, de realizar o pagamento da conta.

Além disso, ainda foi possível ver as dicas mais importantes com relação a como reduzir o gasto elevado de energia elétrica.

Agora você verá alguns dos contatos úteis mais importantes da Cea, de modo a entrar sempre que precisar de algum serviço, informação ou, ainda, reclamação.

No Canal de Atendimento ao cliente, você pode entrar em contato por meio do número 116, com ligação totalmente gratuita para todo o Amapá, mas apenas de telefone fixo.

Além disso, outro contato útil é o da Ouvidoria, por meio do telefone 0800 096 1406. O atendimento da Ouvidoria é de segunda a sexta, de 8 as 18 horas, exceto em dias de feriado.

Além disso, você ainda pode entrar em contato com o canal da Ouvidoria por meio do e-mail, que é: ouvidoria@cea.ap.gov.br.

Com isso, finaliza-se aqui esse artigo completo que visou tratar sobre como fazer a emissão de 2 via Cea, tornando mais fácil a vida dos consumidores dessa grande empresa de geração e distribuição de energia do norte do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo