2ª VIA CAESB

A Caesb ou Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, é uma companhia de saneamento do Brasil, que atende o Distrito Federal e alguns municípios próximos.

A organização da companhia segue os conceitos de uma empresa estatal na categoria de Sociedade de Economia Mista.

Ela possui o monopólio sob a utilização e comercialização dos recursos hídricos da região do Distrito Federal regido por contrato de exclusividade até 21 de maio de 2032.

A Caesb é composta pela sua Sede, que se situa em Águas Claras, e que conta com 17 sistemas de tratamento de esgoto e, por outras 392 unidades destinadas à produção de água espalhadas por todo o Distrito Federal.

A Empresa tem competência para desapropriar, desocupar, recuperar, isolar, proteger e conservar áreas de preservação de mananciais utilizados ou reservados para fins de abastecimento público.

Além disso, ela ainda pode realizar outros serviços, como para controlar as ações poluidoras de suas águas, inclusive além dos limites de sua concessão, nas hipóteses em que tenha concorrido para tal.

2 via Caesb conta de Água

Uma situação chata e bastante comum no nosso cotidiano é perder ou ter o boleto extraviado, pois isso pode nos prejudicar bastante caso não seja solucionado de forma rápida. É o caso de podermos vir a ter o serviço de água suspenso, por exemplo.

Entretanto, felizmente, é muito simples emitir a 2 via de conta Caesb, o que facilita bastante a vida dos consumidores da empresa.

1ª Passo

O primeiro passo é acessar o site oficial da companhia, https://www.caesb.df.gov.br/.

2 via caesb

2º Passo
Lá você verá várias opções de serviços, porém você vai selecionar a opção “Segunda via de conta”.

2 via caesb

3º Passo
Para fazer a consulta da 2 via de conta Caesb, é preciso ter em mãos o número de inscrição.

2 via caesb

Esse número está presente no boleto e você poderá encontrar o código de sua inscrição no localizado no canto superior direito de sua fatura.

Vale lembrar que sua inscrição é composta por número da inscrição do imóvel e DV (digito verificador) sem uso do hífen.

Também é importante ressaltar que se você não tiver em mãos uma conta antiga para saber o número da inscrição do imóvel, é possível obter esse número ligando para o telefone 115.

Só é preciso, primeiramente, ficar atento ao fato que esse número só pode ser contatado por telefone fixo, jamais por celular.

Fora isso, ainda é preciso comprovar algumas informações chaves de segurança, como o nome do titular, endereço e complementos.

Ao digitar o número da inscrição clique em “Consultar”, pronto, você terá acesso a todas as suas faturas.

Agora só basta a você escolher a fatura em aberto e imprimir a sua 2 via Caesb para pagar a conta em algum caixa eletrônico, agência bancária ou pelo Internet Banking.

2ª via Caesb pelo Celular

Se você tem mais intimidade com os aplicativos dos Smartphones e acha mais prático emitir a 2 via Cabesp pela telinha do seu celular, saiba que a companhia facilita bastante sua vida disponibilizando um aplicativo bastante prático para você.

BAIXAR Para Android BAIXAR Para iPhone
O aplicativo é compatível com os sistemas Android, IOS e Windows Phone e pode ser encontrado para download tanto na Play Store quanto na Apple Store, e ainda vale lembrar que ele é inteiramente gratuito.

O aplicativo conta com muitas funcionalidades para tornar mais prático o atendimento ao cliente, algumas dessas funções são:

  • Solicitar alteração de titularidade;
  • Solicitar revisão de conta;
  • Informar vazamento de água;
  • Alterar data de vencimento do seu boleto;
  • Informar vazamento no hidrômetro;
  • Consultar e informar falta de água;
  • Solicitar desobstrução de esgoto;
  • Verificar mapa de balneabilidade;
  • Verificar consumo de água;
  • Verificar protocolos.
Após realizar o download do aplicativo e fazer o login com os dados cadastrados, selecione a opção “Segunda via de conta”, a partir daí você pode escolher entre enviar a fatura por e-mail ou mesmo pagar direto no aplicativo. A escolha é sua!

Onde e como posso pagar a 2 via Caesb?

Agora que você conseguiu emitir a 2 via caesb, as formas de pagamento são bem variadas. Você pode imprimir a 2 via do boleto e levar até algum caixa eletrônico e pronto, o pagamento está feito.

Para quem já prefere resolver do conforto da sua casa, é possível pagar a conta Caesb usando o internet banking, da tela do seu computador ou mesmo pelo aplicativo do banco no seu celular.

2 via caesb

Há também a opção de pagar a o boleto atualizado pelo próprio aplicativo da Caesb. Você só precisa utilizar o leitor de código de barras do app ou mesmo digitar a linha digitável na opção de pagamentos.

Uma outra forma de pagar o seu boleto Caesb, sem sair de casa, é acessando o serviço de autoatendimento on-line que a companhia oferece, https://www.caesb.df.gov.br/autoatendimento.

Lá você terá acesso a diversos serviços, basta fazer o login com os dados cadastrados (CPF/CNPJ e senha). Caso você ainda não possua dado cadastrados, é possível criar na hora de forma rápida e prática.

Pronto, agora seu boleto Caesb está pago e não é mais preciso preocupar-se com problemas pelo atraso pelo não pagamento do boleto extraviado.

Canais de atendimento e Suporte Caesb

A Caesb visa oferecer um atendimento de qualidade para os seus clientes, para isso ela disponibiliza mais de 3 canais de atendimento e suporte para que se possa entrar em contato pelos mais diversos motivos.

Se você prefere o autoatendimento, basta acessar este site: https://www.caesb.df.gov.br/autoatendimento. Ao ser redirecionado, você só precisará realizar o login com os seus dados e pronto.

Outra forma de atendimento é através do aplicativo da Caesb, como também é autoatendimento, você pode utilizá-lo 24h ao dia, já que ele está sempre disponível.

Uma forma de atendimento por ligação é pela central 115, que também conta com funcionamento 24 h por dia e todos os dias da semana.

A agência virtual também é uma ótima opção, o recebimento de demandas é 24h. Porém, o funcionamento do chat e as respostas acontecem somente nos dias úteis, em horário comercial

Há também a opção do Whatsapp Caesb, porém o funcionamento é apenas em dias úteis e em horário comercial.
Outra opção são os Escritórios Regionais e Postos do “Na Hora”!

Os consumidores podem procurar qualquer unidade de atendimento dos Escritórios Regionais, independentemente do endereço de onde mora, para solicitar o serviço desejado.

Nestes locais, você pode solicitar serviços como emissão de 2ª via de conta, vistorias, verificação de cálculo de contas, parcelamento de débitos, entre outros.

Porém, em caso de pedidos de ligação de água e esgotos, parcelamento, alteração de titularidade e desmembramento de ligações devem ser solicitados no Escritório Regional correspondente à sua localidade e o consumidor deve estar de posse dos documentos pessoais e de propriedade/posse do imóvel.

E, por último, a Caesb oferece um serviço de ouvidoria para atendimento em segunda instância. Você pode acessar pelo link: https://www.caesb.df.gov.br/ouvidoria.html

Utilize o seu direito de colaborar com o Governo do Distrito Federal e a Caesb e registre sua manifestação.

Você pode registrar uma reclamação, denúncia, sugestão, elogio e informações de caráter geral sobre serviços da administração pública, tais como horários de funcionamento, números de telefone, endereços, entre outras.

Opções de contato – internet, telefone e presencialmente – escolha a melhor forma e faça seu registro, a Ouvidoria oferece um formulário para você apresentar denúncias, mas também pode ser contatada pelo número 115, pelos escritórios regionais e postos na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo