2ª VIA LIGHT

A Light S.A é uma empresa privada de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica. Localizada no Rio de Janeiro, a Light tem mais de um século de atividade, tendo sido inaugurada em 1907.

A empresa investe em tecnologias para promover o bem-estar social dos moradores do Rio de Janeiro, assim como também contribui para o desenvolvimento urbano e econômico do estado.

A Light S.A fornece energia elétrica para 31 locais do estado e atende 10 milhões de clientes.

Saiba Como Emitir a 2ª Via de Conta Light

Se o cliente teve a sua conta extraviada ou sequer chegou a recebe-la, ele não precisa se preocupar, pois a Light oferece maneiras fáceis e práticas para o consumidor emitir a 2a via da conta de luz.

A maneira mais fácil de emitir a 2ª via de conta light é pelo site oficial da empresa.  É importante que o cliente quite suas dívidas ou isso pode gerar multas e causar um problema ainda maior, como a suspensão dos serviços da empresa.

1ª Passo
O primeiro passo para a emissão da 2ª via light é acessar o site (www.light.com.br). E ao abri-lo, o cliente deve clicar na opção “2a via de conta”, disposta na seção “Agência virtual”.

2 via light

2º Passo

O navegador vai abrir uma nova aba com o conteúdo da agência virtual e lá o cliente deverá clicar na opção “2a via/Consulta débitos”.

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3º Passo

Em seguida, o site vai abrir uma janela com a opção de login para o consumidor e para ter acesso a ela, o cliente deve digitar os 3 primeiros dígitos do CPF ou CNPJ, e na caixa de baixo preencher com o código do cliente.

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Essa opção é para os clientes já cadastrados, pois a agência oferece o login através da conta Google ou pela rede social Facebook. Caso o consumidor tenha esquecido o seu código de acesso, ele poderá requisitar um novo na opção “Recuperar código”.

Ao ter acesso, o consumidor só precisa escolher a opção imprimir segunda via de conta e também terá disponível o acesso a outros débitos em aberto, caso os tenha.

Outra opção de contato que a empresa oferece é por ligação, e o cliente pode entrar em contato direto com a Light através dos números 0800-021-0196 ou 0800-282-0120.

2ª Via Light Pelo Celular

Para os que gostam de resolver as coisas pelo celular, a empresa disponibiliza o aplicativo da Light para facilitar a vida dos clientes.

O aplicativo está disponível para Android, IOS e Windows Phone, podendo ser encontrado no Google Play Store e na Apple Store gratuitamente.

App Light

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Para ter acesso aos serviços da empresa pelo aplicativo, o cliente precisa realizar o login com os 3 primeiros dígitos do CPF ou CNPJ, e depois preencher o campo que pede o código do cliente. O aplicativo, assim como o site, oferece outras opções de login através das redes sociais Facebook ou Twitter.

Após fazer o login, o consumidor terá acesso a serviços como:

  • Faltou Luz? Light Já!: essa opção serve como um meio de comunicar algum problema relacionado à iluminação. Com apenas dois cliques, o cliente pode entrar em contato com a Light facilmente;
  • Código de Barras na conta: o consumidor poderá consultar o código de barras da conta e obter informações sobre débitos;
  • Histórico de consumo: essa opção oferece ao cliente a oportunidade de acompanhar o consumo dos últimos 12 meses;
  • Débito automático: o cliente pode cadastrar a conta em débito automático e assim ter mais conforto na hora do pagamento;
  • Acompanhamento de serviços: ao informar o protocolo do serviço, o cliente pode acompanhar a solicitação feita por ele.

Como Pagar a Conta Mesmo Atrasada

Não pagar a conta de energia pode sujar o nome do consumidor e também provocar a suspensão dos serviços. Para evitar isso, as empresas costumam negociar acordos com os clientes para a quitação de dívidas. A Light promove um feirão para que os clientes em situação de débito possam negociar suas dívidas em até 60 vezes, pagando um valor de entrada.

Para participar do feirão, o cliente precisa levar documento de identidade e código do cliente que pode ser encontrado na conta. A empresa oferece esse feirão, anualmente, para promover um bom relacionamento entre empresa e cliente, e estimular os consumidores com débito a quitarem as suas dívidas.

Outras maneiras de negociar com a empresa são a partir dos canais de comunicação, como Facebook ou Twitter, pelo site da agência virtual, ou mesmo pelo disque-light comercial por meio do telefone 0800 282 0120.

Contatos da Empresa e Suporte

A empresa oferece atendimento telefônico gratuito 24 horas, sete dias na semana.

O Disque- Light Emergência (0800 021 0196), para casos de emergência do consumidor, responde às seguintes solicitações:

  • Falta de luz;
  • Fios partidos;
  • Postes abalroados ou em mau estado;
  • Transformadores com defeito;
  • Galho de árvore ou outro objeto sobre a rede;
  • Oscilação de tensão temporária;
  • Caixa Subterrânea – Pegando fogo ou inundada;
  • Caixa subterrânea – Tampa solta ou danificada;
  • Fogo em rede e medidor;
  • Denúncias de ligações clandestinas e fraudes.
Já o Disque-Light Comercial (0800 282 0120) responde às seguintes solicitações:
  • Informações sobre serviços e produtos;
  • Valor da conta;
  • Segunda via de contas;
  • Atualizações de dados cadastrais;
  • Cadastramento da conta em débito automático;
  • Alteração no dia de vencimento;
  • Solicitação de serviços como: Alterações de carga, encerramento de contrato (pedido de desligamento), religação, entre outros.
O Disque-Light também atende a clientes com deficiência auditiva ou problemas de fala pelo número: 0800 285 2453

Dúvidas e Sugestões Light

A Light disponibiliza um atendimento em segunda instância para os seus clientes, a Ouvidoria, que tem como fins solucionar e responder as solicitações de consumidores que não foram atendidas ou resolvidas. A Ouvidoria também é um canal para enviar sugestões, denúncias, elogios e críticas.

Para ter acesso à Ouvidoria, o cliente precisa, primeiramente, entrar em contato com o atendimento Light e fazer um registro da sua demanda, sendo que essa ação vai gerar um número de protocolo que o cliente precisa anotar.

Caso o consumidor não tenha respostas ou o atendimento não consiga resolver a demanda pedida, ou mesmo se o cliente se sentir insatisfeito com o atendimento, ele poderá acionar a Ouvidoria light. Ao ter acesso a esse canal, o cliente precisa ter em mãos o documento de identidade e o número do protocolo gerado no atendimento Light, para que a Ouvidoria registre o contato e gere um novo número de protocolo.

O prazo de resposta da empresa é de até 15 dias e nesse tempo ela buscará soluções para o problema do cliente. O Horário de funcionamento da ouvidoria é de 8h às 18h, em dias úteis.

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